Menu principal
Alunos da Escola Saint Nicholas realizam plantio de mudas nativas da Mata Atlântica
Organizado pelo Instituto Oikos, a ação superou expectativas e ficou a promessa de retorno em 2014.
Para entenderem na prática a importância e as dificuldades da recomposição florestal da Mata Atlântica, uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, alunos da Escola Saint Nicholas, de São Paulo, realizaram uma visita à Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos, em Lorena, dia 26 de novembro.A ação, organizada pelo Instituto Oikos, teve como objetivo mostrar aos estudantes parte da experiência da entidade na conservação e restauração de florestas. A Mata Atlântica é considerada um dos Hotspots do mundo -
Com idades entre 11 e 17 anos e de várias nacionalidades como italiana, brasileira, indiana, americana, coreana, sul-O roteiro para os alunos começa conhecendo a sede da Antiga Fazenda da Conceição, onde são desenvolvidas ações de restauração florestal há 35 anos, visita ao Viveiro de Mudas Nativas da Mata Atlântica, onde tiveram contato com o sistema de coleta e germinação de sementes, e produção de mudas. Os estudantes percorreram também, diferentes locais, para observarem áreas com 35, 7, 2 e 1 ano de restauração florestal. Finalizaram a visita plantando mudas de espécies florestais da Mata Atlântica, na Fazenda Vovó Titina.
Para a geóloga e coordenadora do Instituto Oikos, Alexandra Andrade, é muito gratificante ver tantas crianças, de diferentes nacionalidades, preocupadas em contribuir com esforços e recursos próprios, na recuperação da Mata Atlântica brasileira. O delicado gesto delas em prol da conservação da natureza representa um importante exemplo para todos e nos motiva a seguir com o nosso trabalho. Aos alunos, professores e diretores da Escola Saint Nicholas nosso muito obrigado!