Menu principal
GESTÃO PARTICIPATIVA
"Planejamento para Gestão Participativa do Uso dos Recursos Naturais da Bacia do Ribeirão dos Macacos, Tributária do Rio Paraíba do Sul, São Paulo" -
Baixe o Projeto completo em formato PDF.
Objetivo: o projeto objetivou produzir um Planejamento Participativo da Bacio Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos, visando reverter este quadro de degradação ambiental, baixa produtividade e evasão rural. Financiado pela cobrança do uso da água(2006).
Metodologia: Para alcançar este objeto geral fez-
1) Criar um processo de envolvimento, capacitação e treinamento dos atores locais da microbacia que possibilite que os mesmos acompanhem o desenvolvimento do projeto em todos as suas fases, incluindo o processo de planejamento da bacia;
2) Monitorar a qualidade das águas do Ribeirão dos macacos;
3) Realizar diagbostico fisico-
4) Implantar e manejar uma área demonstrativa, aliando a restauração de matas ciliares ao manejo sustentavel de pastagens.
Resultados: As ações previstas e realizadas tiveram como resultados principais:
Curso de capacitação de produtores para moradores e produtores da bacia, ministrados em 5 módulos teóico-
Programação de Educação Ambiental desenvolvimento durante o ano de 2006, com alunos da 8ª série da escla local. Temas abordados (10 oficinas): ciclo hidrologico (parceria com INPE), uso, qualidade e análise de águas, interpretação de cartas geográficas, uso do solo. Foi produzida uma cartilha como suporte ao programa e utilizadas técnicas de sensibilização em saída a campo. O resultado final das atividades foi apresentado à comunidade pelos alunos.
Medida de vazão, coleta e análise físico-
Recuperação de 3 hectares de áreas ciliares em 3 propriedades da bacia e 1,5 hectares de área demonstrativa de pastoreio Voisin, forma de pastejo eficiente e de menor impacto ao meio ambiente.
Processo de planejamento participativo, Foram realizadas 05 oficinas de planejamento utilizando-
Diagnóstico Físico-