Menu principal
Programa Carbono Seguro beneficia proprietários rurais na Microbacia Ribeirão dos Macacos
Com a meta de criar reservas de carbono em áreas até então destinadas à pecuária leiteira responsável por boa parte do desmatamento da Mata Atlântica, em 2009, os parceiros Instituto Oikos de Agroecologia e a OSCIP Iniciativa Verde (The Green Initiative) firmaram um Convênio de Cooperação Técnica e Institucional com o objetivo de desenvolver um novo programa de mitigação no âmbito das mudanças climáticas por meio do desmatamento evitado.
Deste convênio foi desenvolvido o Programa Carbono Seguro, um programa de que contribui para o combate das mudanças climáticas no âmbito das Reduções de Emissões de Carbono por Desmatamento e Degradação de Florestas (REDD).
O Carbono Seguro vem proporcionar aos proprietários de áreas com fragmentos florestais remanescentes uma alternativa às atividades agropecuárias na região do Vale do Paraíba, evitando, assim, o desmatamento destes fragmentos e as emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera.
Em agosto, os proprietários beneficiados pelo Programa, Sra. Marisa Camargo Nunes, da Fazenda das Palmeiras, e o Sr. José Vicente Junqueira Teberga, da Fazenda São Sebastião, receberam o valor aproximado de R$ 271,00 por hectare de floresta em pé do Bioma Mata Atlântica localizado na Bacia do Ribeirão dos Macacos, fruto do Contrato de efetivação do Projeto – Piloto do Programa Carbono Seguro.
O Programa Carbono Seguro iniciou-