Menu principal
I SEMINÁRIO DE SUSTENTABILIDADE
Coordenado pelo Instituto Oikos de Agroecologia, com o patrocínio da General Motors do Brasil, CCR NovaDutra e com o apoio da Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo, o I Seminário de Sustentabilidade Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira foi realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2011, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – u.e. Lorena.
Com o objetivo de refletir sobre a “História da Ocupação Regional”, a “Situação Socioambiental” e as “Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável” da região do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, o I Seminário de Sustentabilidade reuniu especialistas, gestores municipais e regionais, e sociedade civil, para buscar soluções conjuntas aos desafios do momento atual, com grandes empreendimentos programados para esta região. Frente a crise ambiental imposta por um cenário de mudanças climáticas.
Reconhecidamente, empreendimentos de grande porte induzem o crescimento populacional, a redução dos ambientes naturais, a expansão da malha urbana dos municípios e a ocupação de áreas de risco. Todas essas consequências intensificam a pressão sobre os serviços ambientais da Mata Atlântica, na região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, fornecedora de serviços ecossistêmicos para milhões de habitantes.
Contextualizando os desafios ecológicos planetários, a Conferência Inaugural do Prof. Dr. Antônio Donato Nobre, Cientista da Terra, pesquisador do INPE e INPA deu o recado. Falou sobre o Sistema Terrestre e a Biosfera, e suas limitações frente ao aquecimento global e às mudanças climáticas, em um clima de muito envolvimento e emoção.
Na abertura do seminário foi apresentada a mensagem gravada pelo ex-
O Seminário teve a participação de renomados palestrantes como o Dr. Antônio Donato Nobre, Marcos Cotrim de Barcellos, Flávio Simões, Prof. Dr. Silvio Simões, Alessandra Corsi, Kazuo Nakano, João Rizzieri, Fátima Casarin e Dr. José Pedro de Oliveira Costa.
Contou também com a presença de debatedores convidados – Francisco Sodero Toledo, Nelson Pisciotta, Edilson de Paula Andrade e Paulo Henrique Salgado de Queiroz. Os debates foram coordenados pelo Dr. Rodolpho Ramina.
A audiência da 1ª edição do Seminário somou o total de 179 participantes, representados por membros das prefeituras da região do Vale do Paraíba; gestores de Unidades de Conservação Federais e Estaduais; membros de órgãos públicos representando Ministério Público Estadual/SP, IBGE/SP, IBAMA, ICMBio – Instituto Chico Mendes de Proteção da Biodiversidade, ITESP, CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo); APTA/Agência Paulista de Tecnologia nos Agronegócios, OAB/SP e Fundação Florestal; representantes do terceiro setor e associações; produtores e proprietários rurais, pesquisadores, docentes e universitários, além representantes da iniciativa privada.
Atitude Responsável
Os organizadores do I Seminário de Sustentabilidade Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira utilizaram de três preceitos da sustentabilidade:
Reutilização/Reciclagem de materiais;
Geração Mínima de Resíduo;
Neutralização de Emissões (Carbono Zero).
Os materiais de divulgação foram produzidos a partir de matéria-
Para a Neutralização das Emissões de Carbono, foram plantadas na Fazenda Boa Vista, Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Roseira/SP, a quantia de 200 mudas de espécies florestais nativas. A área do plantio recebeu o nome do Sr. José Pedro de Oliveira Costa, primeiro Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, natural de Taubaté e palestrante do seminário.
A realização do Seminário esteve a cargo do Instituto Oikos de Agroecologia; do CEAVAP -
Para mais detalhes sobre o I Seminário, visite sua webpage: http://www.valedoparaibasustentavel.com.br/