I Seminário de Sustentabilidade Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

I Seminário de Sustentabilidade Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira

Noticias


I Seminário de Sustentabilidade Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira

Coordenado pelo Instituto Oikos de Agroecologia, e com o patrocínio da General Motors do Brasil, CCR NovaDutra e o apoio da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, foi realizado nos dias 28 e 29 de abril de 2011 o I Seminário de Sustentabilidade Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em Lorena.

Com o objetivo de refletir sobre a "História da Ocupação Regional", a "Situação Socioambiental" e as "Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável" da região do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, o Seminário reuniu especialistas, gestores municipais e regionais, e sociedade civil, para buscar soluções conjuntas aos desafios do momento atual, quando grandes empreendimentos estão programados para esta região, ao mesmo tempo em que vivenciamos um cenário de crise ambiental imposta por um cenário de mudanças climáticas.

O Seminário teve a participação de renomados palestrantes como o Dr. Antônio Donato Nobre, Marcos Cotrim de Barcellos, Flávio Simões, Prof. Dr. Silvio Simões, Alessandra Corsi, Kazuo Nakano, João Rizzieri, Fátima Casarin e Dr. José Pedro de Oliveira Costa.

Para participar dos debates foram convidados os senhores Francisco Sodero Toledo, Nelson Pisciotta, Edilson de Paula Andrade e Paulo Henrique Salgado de Queiroz, coordenados pelo Dr. Rodolpho Ramina.


ATITUDE RESPONSÁVEL

O evento teve suas emissões de Carbono calculadas e neutralizadas com o plantio de 200 mudas de espécies nativas, na Fazenda Boa Vista, Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, município de Roseira/SP. A área do plantio recebeu o nome do Sr. José Pedro de Oliveira Costa, primeiro Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, natural de Taubaté e palestrante do seminário.

A realização do Seminário esteve a cargo do Instituto Oikos de Agroecologia; do CEAVAP - Centro de Estudos Ambientais do Vale do Paraíba; do Centro Universitário Salesiano de São Paulo de Lorena – UNISAL e do Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira. Foram parceiros do evento o Ministério Público Estadual, o Instituto de Estudos Valeparaibanos – IEV, o Instituto Águas do Prata - IAP, o Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais – IEPA, e a ong Crescente Fértil.

Para mais detalhes sobre o I Seminário, visite sua webpage: http://www.valedoparaibasustentavel.com.br/

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal