Finalizados - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Finalizados

PROJETOS


PROJETOS FINALIZADOS

Conheça nossos projetos realizados e finalizados com a ajuda de muitas mãos e objetivos comuns.

 

Programa PSA Água Vale do Paraíba

A ideia de criação de um programa de pagamento por serviços ambientais (PSA) para o trecho paulista da bacia do rio Paraíba do Sul começou a ser discutida no âmbito do Comitê das Bacias do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) no ano de 2009, durante os encontros preparatórios para a revisão do Plano de Bacias 2011-2014.

Em 2010 a ideia se efetivou como proposta, e foi submetida ao Edital Deliberação CBH-PS no 003/2010, para financiamento pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), tendo como propositor e tomador do recurso o Instituto Oikos de Agroecologia, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sediada no município de Lorena. A proposta foi hierarquizada pela Câmara Técnica de Planejamento e aprovada em reunião plenária daquele Comitê em dezembro de 2010, e tem como referência o Contrato Fehidro nº 178/2012, Empreendimento nº Sinfehidro 2011-PS-COB-21.

O efetivo desenvolvimento dos estudos que conduziram ao que passou a se denominar Programa PSA Água Vale do Paraíba, ora apresentado, teve início em final de janeiro de 2013. Sua construção é resultado de um processo colaborativo entre várias organizações públicas e privadas com atuação direta e indireta na bacia do rio Paraíba do Sul, sob a coordenação do Instituto Oikos de Agroecologia.

O Programa PSA Água Vale do Paraíba tem foco na preservação, conservação e melhoria dos recursos hídricos nas sub-bacias de mananciais de abastecimento público da porção paulista da bacia do rio Paraíba do Sul. Ele está estruturado a partir da sistematização de um conjunto de estudos, avaliações, critérios e diretrizes, com o objetivo de fornecer subsídios ao CBH-PS, para orientar a implantação de ações integradas de conservação das águas nas áreas de mananciais, a partir de um instrumento econômico.

Para melhor compreensão de seu escopo, é apresentada a seguir a contextualização do Programa PSA Água Vale do Paraíba dentro do Plano Estadual de Recursos Hídricos (2012-2015), bem como sua interface com os eixos temáticos e orientações contidas no Plano de Bacias CBH-PS 2011-2014.


I Seminário de Sustentábilidade

Período: 28 e 29 de abril de 2011.

Ações: Coordenação geral e captação de recursos.

Parceiros: UNISAL-Lorena, CEAVAP-FARO, Mosaico Mantiqueira, IEV, IAP, IEPA.

Financiadores: General Motors do Brasil – GM do Brasil, CCR NovaDutra e Fundação Florestal.




 

Projeto Pró Água Vale do Paraíba

Fase 1: Estudo da Influência da Recuperação e Conservação Ambiental na melhoria da Qualidade e Quantidade de água em Microbacias do Rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo.

Período: 2008-2011.

Ações: monitoramento atmosférico e da qualidade das águas, saneamento doméstico e agropecuário, adequação de sistemas produtivos e recuperação de nascentes.

Parceiros: CPTEC-INPE e ICMBio-Flona Lorena.

Apoio: UNESP-Guaratinguetá.

Financiador: FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos.




I Seminário de Sustentábilidade

Período: 28 e 29 de abril de 2011.

Ações: Coordenação geral e captação de recursos.

Parceiros: UNISAL-Lorena, CEAVAP-FARO, Mosaico Mantiqueira, IEV, IAP, IEPA.

Financiadores: General Motors do Brasil – GM do Brasil, CCR NovaDutra e Fundação Florestal.




 

Programa de Educação para Cidadania

Período: inicio em janeiro de 2010.

Ações: levantamento dos problemas socioambientais do bairro onde está localizada a escola EMEF. Pe. João Renaudin; busca por soluções através da realização de reuniões com a comunidade.



Pesquisa em Solos

Período: desde 2010.

Ações: estudo da influência do manejo sobre as características físico-químicas e biológicas dos solos.

Parceiros: Pólo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios (APTA) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Universidade de Taubaté.
Aguardando financiamento para continuidade.



Implantação do Sistema Agroecológico de Produção na Antiga Fazenda da Conceição

Planejamento para Gestão Participativa do Uso dos Recursos Naturais da Bacia do Ribeirão dos Macacos, Tributária do Paraíba do Sul, São Paulo.

Período: 2006-2007.

Ações: Criação de Base Cartográfica, Diagnóstico Físico-Ambiental, Planejamento Participativo e criação da APRIM - Associação de Produtores Rurais da Bacia Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos.

Parceiros: CATI-Programa de Microbacias, Prefeitura de Lorena, Sindicato Rural, Cooperativa de Laticínios.

Financiador: CEIVAP/AGEVAP- Comitê Federal da Bacia do Paraíba do Sul e Agência da Bacia. Revisão e atualização do plano realizada em 2010.



Campanha de Preservação do Lobo Guará

Período: desde 2007.

Ações: Sensibilização de estudantes do ensino público fundamental e proprietários rurais da bacia do Ribeirão dos Macacos.

Parceiros: IBAMA-Flona Lorena, APRIM- Associação de Produtores Rurais da Bacia do Ribeirão dos Macacos, Secretaria Municipal de Educação, EMEF Padre João Renaudin, estudantes universitários voluntários.




Conselho do Mosaico de Unidades de Conservação

Secretaria Executiva do Conselho do Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira.

Período: 2007 – 2009 (primeiro período de gestão).



 

Programa de Educação Ambiental - 2009

Destinado a professores da rede pública e alunos do ensino fundamental (quinta a oitava séries) do município de Lorena.

Período
: desde 2006.

Temática: Águas e Bacias Hidrográficas, Biodiversidade e Florestas, Produção Agroecológica, Ética e Cidadania.

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação, EMEF Padre João Renaudin, UNISAL-Centro Universitário Salesiano e CPTEC-INPE.

Financiadores: CEIVAP/AGEVAP e Instituto Oikos de Agroecologia.




 

Gestão Participativa

Período: desde 2000.

Nesta propriedade ações de restauração da paisagem estão em curso há mais de 30 anos, por iniciativa de seus proprietários




Expedições

Expedições às nascentes do Ribeirão dos Macacos e mobilização de proprietários rurais da bacia hidrográfica.

Período: 2003-2006




Restauração Ambiental - SOLO Mountain Wear (2007)

O principal objetivo é recuperar áreas de preservação permanente da bacia hidrográfica do Ribeirão dos Macacos.




Restauração Ambiental - Iniciativa Verde (2007-2008)

Restauração florestal de áreas ciliares implementado na Microbacia Hidrográfica do Ribeirão dos Macacos, municípios de Guaratinguetá e Lorena, em parceria com a INICIATIVA VERDE.




Programa de Educação Ambiental - 2008

Objetivo: Formar cidadãos com consciência ambiental (social, econômica e natural) e sentido de cuidado e de valorização da identidade local, visando à preservação e conservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.



Força Tarefa Mantiqueira (Áreas Protegidas)

Objetivo: Criação de um sistema de áreas protegidas para as cristas da Serra da Mantiqueira, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal