Área na Serra da Bocaina está à venda para preservação - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Área na Serra da Bocaina está à venda para preservação

Noticias


Área na Serra da Bocaina está à venda para preservação

Na Serra da Bocaina, no meio do caminho entre São Paulo e Rio, um remanescente de Mata Atlântica está à venda. Não se trata de mais uma das histórias de desmatamento promovido pela especulação imobiliária que se tornaram notórias no bioma, em especial no litoral norte paulista, a partir da década de 1980. Quem comprar um lote ali não pode fazer condomínio de luxo, nem tampouco colocar gado, agricultura, pinus ou eucalipto. O comprador só tem uma opção: preservar a mata.

O projeto pioneiro de conservação foi idealizado pelo ex-empresário do ramo de seguros Ricardo Roquette-Pinto, hoje com 78 anos, que resolveu há uns 30 investir na preservação do bioma mais devastado do Brasil. Ele aprendeu meio na marra - com uma fazenda sem lá muito potencial produtivo que tinha comprado no município de Bananal -, que o melhor que ele tinha a fazer com aquela terra era deixar a vegetação remanescente tomar conta e aproveitar seus benefícios.

No início dos anos 2000, quando um terreno vizinho foi a leilão, ele resolveu comprá-lo e aplicar a mesma lógica. A área, de 1.100 hectares, conta a história de degradação da Mata Atlântica. Fora desmatada a partir dos anos 1950 e 1960 para servir de carvão vegetal em fornos de ferro gusa. Já nos 1970, foi comprada por uma madeireira, que recebeu incentivos do governo federal para plantar pinus e eucalipto. A empresa faliu, o local ficou abandonado, e Roquette-Pinto o arrematou em 2002. Em 8 anos, tirou as árvores de lá (250 mil toneladas de pinus e 68 mil toneladas de eucalipto) e deixou a floresta rebrotar.

Deu certo. A flora está em processo de recuperação e a fauna voltou. Uma onça é avistada de tempos em tempos, em um sinal de que o local está interligando remanescentes de floresta. Cortado por rios e nascentes, é importante produtor de água para o Rio e São Paulo e precisa da vegetação para manter esse serviço.

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal