Instituto Oikos participa de reunião em São Luiz do Paraitinga - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Instituto Oikos participa de reunião em São Luiz do Paraitinga

Noticias


Instituto Oikos participa de reunião em São Luiz do Paraitinga

O encontro teve como objetivo debater técnicas para melhoria de pastagens

A reunião organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento/CATI, ocorreu no dia 10 de dezembro, em São Luiz do Paraitinga, das 8 às 16h, contou com presença de 50 pessoas- entre proprietários rurais, agrônomos e entidades que atuam na área da preservação ambiental- com o objetivo de reunir experiências bem-sucedias, visando a troca de conhecimento técnico e a sensibilização de proprietários e produtores rurais.

Com o tema “Encontro e prosa para melhoria de pastagens: sistemas silvipastoris”, o evento teve também como proposta incentivar a conservação e restauração de florestas e a implantação de sistemas produtivos mais sustentáveis, melhorando o desempenho nas atividades na propriedade rural.

Segundo a Embrapa, Sistema Silvipastoril (SSP) é a combinação intencional de árvores, pastagem e gado numa mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área. Nesses sistemas, ocorrem interações em todos os sentidos e em diferentes magnitudes.

Ainda segundo a instituição, os SSPs apresentam grande potencial de benefícios econômicos e ambientais para os produtores e para a sociedade. São sistemas multifuncionais, onde existe a possibilidade de intensificar a produção pelo manejo integrado dos recursos naturais evitando sua degradação, além de recuperar sua capacidade produtiva.

A área contemplada pelo projeto em São Paulo é a Bacia do Rio Paraitinga, e as áreas de intervenção são as sub-bacias dos rios Turvo e Chapéu, no município de São Luiz do Paraitinga e tem por finalidade demonstrar o potencial dos sistemas ecológicos para o município.


Programação:

  • 8h00 Recepção doa convidados

  • 9h00 Apresentação do projeto e do evento Helena Carrascosa, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais- Secretaria de Meio Ambiente

  • 9h20 Caracterização do uso e ocupação do solo de São Luiz do Pataitinga Prefeitura Municipal, CATI e Akarui

  • 9h40 Panorama da pecuária regional Eduardo Brito, do Grupo de Trabalho e Pecuária Sustentável

  • 10h00 Intervalo

  • 10h20 Pastoreio Voisin Humberto Sorio, agrônomo e professor

  • 11h00 Pastagem ecológica e sistema Voisin silvipastoril: teoria e estudo de caso Jurandir Melado, agrônomo e professor João Marcos Guasti, produtor rural de Linhares- Espírito Santo

  • 12h00 Almoço

  • 13h00 Pastoreio Voisin: experiências no oeste catarinense Walderi Roberto Schuh, consultor e produtor de leite Antônio José Melander, produtor de leite no oeste catarinense

  • 14h00 Sistemas Silvipastoris: contexto local

  • 14h40 Perguntas e debates

  • 15h00 Identificação de interessados em receber as unidades de estudo e café de encerramento


As apresentações dos palestrantes estão disponíveis abaixo em documentos PDF.


Antonio Melander




Prefeitura Municipal, CATI e Akarui




Grupo de Trabalho e Pecuária Sustentável




Humberto Sorio




João Guast




Jurandir Melado




Valderi Schuh


 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal