Instituto Oikos realiza visita de campo em Lavrinhas - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Instituto Oikos realiza visita de campo em Lavrinhas

Noticias


Instituto Oikos doa mudas para prefeitura de Lavrinhas / SP

O Instituto Oikos realizou nessa quarta-feira, 5 de fevereiro, uma visita de campo, em na cidade de Lavrinhas, interior de São Paulo para  acompanhar os resultados do plantio e da manutenção de 500 mudas, plantadas em dezembro de 2013, nas margens do rio Jacu pertencente a bacia do rio Paraíba do Sul. O Oikos foi recebido pela Secretária de Meio Ambiente de Lavrinhas, Thais Dandara Medeiros de Toledo e pelo técnico da prefeitura, Carlos Newton Ribeiro Carvalho que mostraram aos técnicos do OIKOS a área de restauração e explicaram a importância dessa ação.

As mudas foram doadas à prefeitura de Lavrinhas pelo OIKOS, através de uma parceria com a ONG RAINFOREST ECOBANK, com sede na Califórnia, Estados Unidos. A ECOBANK compra as mudas de espécies nativas de pequenos viveiros no Vale do Paraíba, e as repassa ao Instituto Oikos com o objetivo de fomentar a recomposição da Mata Atlântica, o bioma brasileiro mais ameaçado pelo desmatamento.

Para a secretária de meio ambiente, Thais Dandara Medeiros de Toledo, a preservação dos mananciais pode promover a curto e longo prazo uma melhor qualidade de vida aos munícipes. "A recuperação das matas ciliares é de suma importância para nossa cidade, pois protege os rios e mananciais, além de preservar os corpos d’água", disse Thais. Nesse sentido parcerias e apoio como este recebido do Instituto Oikos são muito bem vindos.

A cidade de Lavrinhas teve origem na localidade denominada Pinheiros, em 1827, em torno da Capela de São Francisco de Paula. Em 13 de março de 1846, São Francisco de Paula de Pinheiros é elevada à categoria de freguesia pertencente à Queluz.

O Distrito de Lavrinhas foi criado pelo Congresso Legislativo Estadual em 30 de novembro de 1917 e em 30 de novembro de 1944, foi transformado em município, desmembrando-se de Queluz.

O município é atualmente conhecido por suas inúmeras cachoeiras e pela grandiosidade de suas paisagens, formada pelas montanhas da Mantiqueira, que tem na região suas mais altas elevações. A economia do município atualmente está centrada na pecuária de leite e corte e na mineração de bauxita e outros minerais.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal