Precipitação - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

Precipitação

Noticias


Precipitação

Por meio de um pluviômetro agrícola instalado na Antiga Fazenda da Conceição, são registrados os dados de precipitação na microbacia do Ribeirão dos Macacos, Lorena-SP, desde 1999.

Recentemente foi realizada uma avaliação da precipitação nos últimos 5 anos, verificando-se grande variação de um ano para o outro, conforme pode ser avaliado no gráfico abaixo.



Especialmente no ano de 2011, foi constatada uma rigorosa estiagem; o índice de precipitação geral nos meses secos– maio, junho, julho, agosto e setembro - não ultrapassaram 86,5 mm, e quando comparados com o ano de 2010, quando o índice total de precipitação nos meses secos foi de 179 mm, têm-se um diferença muito significativa.

Os meses de julho e setembro de 2011 foram os mais secos, com o índice de chuvas 0 (zero) e 2,5 mm, respectivamente. Em 2010, nos meses de julho e setembro, choveu 74 e 88 mm, respectivamente.






Tal fato comprova a instabilidade climática da região, tida como um fator complicador na hora de realizar o planejamento das atividades rurais, como o preparo do solo, plantios, manutenções entre outros.

Este quadro de baixa precipitação ocasionou mortalidade nos plantios de restauração florestal, aumentou o número de queimadas e até mesmo causou a falta d’água para consumo na zona rural do município de Lorena.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal