De Olho nas Águas - Oikos

Ir para o conteúdo

Menu principal

De Olho nas Águas


DE OLHO NAS ÁGUAS

Escassez da Água
Cuidar das nossas cidades é mais do que urgente. Na Semana Mundial do Meio Ambiente o Canção Nova Notícias trouxe uma matéria especial abordando a escassez de água, um dos maiores desafios para a preservação ambiental atualmente.

Nível do Sistema Cantareira completa oito meses de queda
O Sistema Cantareira, responsável por abastecer 6,5 milhões de pessoas, completou nesta terça-feira, 16, oito meses sem registrar aumento no nível de água.

Com solo seco, 'efeito esponja' deve retardar recuperação de represas em SP
Mesmo com a chuva forte que trouxe transtornos e alagamentos à Grande São Paulo na segunda-feira (3), cinco das seis maiores represas que abastecem a região metropolitana perderam água. O Cantareira foi exceção –pela primeira vez desde 27 de setembro manteve-se estável.

Campanha incentiva a preservação do Rio Paraíba do Sul
O Ministério Público Federal lançou a campanha No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta, em uma escola municipal de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro.

Vale desperdiça 38% de sua água
A cada 10 litros de água produzida nas 39 cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba para consumo humano, 3,8 litros são perdidos durante a distribuição para as residências e comércios.

Falta de água afeta Serra da Mantiqueira
A situação dos baixos volumes hídricos dos rios paulistas afetou a Serra da Mantiqueira, reconhecida como um dos grandes complexos na concentração de nascentes e na formação de mananciais que abastecem o Vale do Paraíba paulista.

Primavera começa hoje, mas não deve resolver crise da água, dizem especialistas
A primavera começa nesta segunda-feira (22) às 23h29. Junto com a estação vem a esperança de que as chuvas possam resolver a situação dos reservatórios que abastecem a capital e a região metropolitana de São Paulo.

Ameaça ao Paraíba só aumenta
Enfrentando a pior seca já registrada na história — ou, pelo menos, desde que começou a ser feita a medição do rio Paraíba do Sul, há 84 anos, — municípios da região estão recebendo intervenções emergenciais para evitar um desabastecimento.

Guerra por água revela crise de governança no Brasil
Para especialistas, governo falha em dar respostas adequadas às crises hídricas, o que coloca em risco a própria legitimação de suas instituições.

Redução da vazão de água vai afetar cidade de Alckmin, afirma órgão
A decisão do governo de São Paulo de limitar a vazão de água do rio Jaguari causará problemas em pelo menos 15 municípios paulistas, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema). Entre eles está Pindamonhangaba, cidade natal do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Estiagem gera crise entre SP e órgão nacional de energia
A estiagem que castiga diversos Estados do país gerou um cabo de guerra entre o governo de São Paulo e o órgão que regula o sistema de eletricidade brasileiro.

Nível do Paraíba do Sul cai e vazão de barragem é reduzida no sul do RJ
A vazão de água na barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí, no sul do Rio de Janeiro, precisou ser reduzida nesta quarta-feira (6). De acordo com a prefeitura, se o nível do Rio Paraíba do Sul continuar a baixar, o abastecimento vai ser interrompido.

Falta de chuva em São Paulo deixa represas com aparência de deserto
Equipe do Fantástico conseguiu entrar, a pé, em áreas que, nesta época do ano, deveriam estar cobertas de água. Em janeiro de 2010 só era possível ver a pontinha do paredão da barragem do sistema Cantareira. Agora ele está totalmente aparente. O paredão tem 14 metros de altura.

Vizinhos travam captação de água do Paraíba
Passados quatro meses do anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) da transposição da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira, o polêmico projeto continua sem consenso com os estados vizinhos e corre o risco de não sair do papel neste ano.

Crise de Água em SP já fechou 3 mil empregos industriais
A crise hídrica no Estado de São Paulo está gerando um horizonte de incerteza para a atividade industrial, de acordo com um levantamento da FIESP, em cada três empresas, duas temem o racionamento.

Edital de Seleção Pública para Propostas de Pagamento por Serviço Ambiental
Seleção Pública de projetos de PSA, elaborados por municípios e/ou instituições executoras, de acordo com o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais com foco em recursos hídricos (PSA HÍDRICO), para restauração florestal de até 420 ha de áreas degradadas e conservação florestal de até 350 ha de áreas de florestas na Bacia do Rio Paraíba do Sul, inclusive com o pagamento aos provedores dos serviços ambientais.

Consórcio prevê que água útil do Sistema Cantareira acabará em dez dias
O consórcio PCJ, que abrange rios das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, dá o dia 7 de julho como prazo máximo para que acabe a água do volume útil do Sistema Cantareira.

Manifesto pela Bacia do Paraíba do Sul
O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul (CEIVAP) aprovou em sua 1a Reunião Ordinária de 2014, realizada no último dia 20 de maio, um Manifesto pela Bacia do rio Paraíba do Sul, para Emergencial do rio Paraíba do Sul.

A água em um contexto sócio-político: crise de oferta ou de gestão?
Entre os dias 21 e 23 de Maio, o Instituto Oikos esteve presente ao II Simpósio de Recursos Hídricos do Rio Paraíba do Sul, em São José dos Campos. As conclusões e recomendações do simpósio foram reunidas na Carta de São José, disponível no link abaixo.

SMA Divulga boas práticas para proteção das águas
A água é um recurso natural essencial à vida. O crescimento populacional, o desperdício e a falta de manejo adequado para esse recurso podem levar à sua escassez e a situações de crise. Nos dias atuais, a gestão sustentável da água é um desafio que se torna cada vez maior.

Ministério Público do Rio de Janeiro move ação contra projeto de transposição do Rio Paraíba do Sul
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro moveu uma ação civil pública, contra a União, a Agência Nacional de Águas (ANA), o Estado de São Paulo e o Ibama para impedir a transposição do Rio Paraíba do Sul. O projeto paulista visa a captação de água da Bacia, com o objetivo de abastecer o Sistema Cantareira (SP). A proposta de São Paulo pode significar prejuízos ambientais e falta de água para população fluminense, pois a Bacia hidrográfica é a principal fonte de abastecimento do Rio de Janeiro.

Plano Diretor de Aproveitamento dos Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista
O Departamento de Águas e Energia elétrica (DAEE), desenvolveu um Plano Diretor de Aproveitamento dos Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista, o estudo aponta para a necessidade de criação de novos sistemas de captação e reservação de água bruta em um cenário que inclui a renovação da outorga do Sistema Cantareira.

Transposição do Paraíba não resolve crise, diz professor
Primeiro presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), disse que o projeto do governo paulista para transpor água da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira não é a melhor alternativa para resolver a crise de São Paulo, segundo plano feito pelo próprio governo.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal